• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano. Segundo Pe. Marcelino isto não é algo aleatório. “As cores da casula, peça de roupa que vai em cima da túnica branca, representam a cor do tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando”, diz. 

O branco, por exemplo, simboliza a alegria e a paz. É utilizada nos dias de Natal, Páscoa e nas comemorações de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos anjos e santos (não-mártires), segundo o missionário redentorista.

O vermelho, por sua vez, simboliza o amor e o sacrifício. “É utilizada nas festividades de Pentecostes, que é o derramamento do Espírito Santo, da Sexta-feira da Paixão e dos santos mártires, e também no Domingo de Ramos e nas festas dos apóstolos e evangelistas”, afirma Pe. Marcelino.

A cor roxa, de acordo com Pe. Marcelino, é utilizada no tempo de Quaresma e do Advento. Simboliza a penitência e o arrependimento. Já o rosa é para o terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma, pois remete à alegria e ao júbilo pelo nascimento de Jesus e a ressurreição do Senhor.

Por fim, o verde, que representa a esperança. “Essa é a cor utilizada no tempo comum, ou seja, em praticamente todas as celebrações que não fazem referência a datas marcantes da Igreja”, finaliza Pe. Marcelino.

Cores da roupa do padre


Fonte: Afipe