• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Com o início das estações mais quentes do ano, começam a surgir aqueles “tradicionais” besourinhos marrons. Os bairros mais próximos das áreas rurais são os mais afetados, além é claro dos moradores em chácaras, sítios e fazendas nesta época do ano.

Esta infestação é comum nessa época do ano, pois no começo da primavera, ocorre a dispersão deles para que encontrem um local para se reproduzir.

Os especialistas afirmam que o surgimento dos besouros não está relacionado ao desmatamento, nem com o aumento do plantio da cana-de-açúcar na região, é comum vários besouros  procurarem a zona urbana, porém em grande quantidade pose ser um desequilíbrio ambiental, ou seja, pode estar havendo a diminuição dos predadores de insetos, que são anfíbios e aves.

É a revoada de reprodução nessa época do ano, que coincide com o início da primavera e estende em dias quentes do verão. Nos meses anteriores, os besouros passam pela fase larval e agora estão partindo para a fase adulta. Nesse processo natural de reprodução, após a fecundação, as fêmeas depositam os ovos e encerram seu ciclo de vida. É um período que normalmente se inicia em outubro e prossegue até fevereiro, mas possivelmente, a partir da segunda quinzena de dezembro, os besouros começam a desaparecer.

Os insetos incomodam? Sim!. Porém são inofensivos, não são transmissores de doenças, por isso, a população não precisa se preocupar com a presença deles. Eles só causam incômodo mesmo. Então, como são atraídos pela luz, uma saída é manter as janelas fechadas ou com telas ou trocar lâmpadas brancas por amarelas para diminuir o problema.

Por que invadem as residências?

Eles aparecem mais no período noturno atraídos pela luz, e acabam entrando nas residências e incomodando ou assustando os moradores. A tendência é que apareçam ainda com maior intensidade com a chegada do verão.

É um besouro de pernas espinhentas, porém, inofensivo. Não morde, não tem veneno e não faz nenhum mal às pessoas. Também não transmite doenças, pois ele se cria nas áreas de campos e lavouras.

Ou seja, eles não vieram de fora, apenas tem nesta época do ano condições muito favoráveis para a procriação muito provavelmente por uma menor mortalidade das suas larvas, que vivem no solo e são atacadas por fungos.

Poucos deles se alimentam depois de se transformarem em besouros adultos. Assim, estes surtos de besouros duram poucas semanas e é bem provável que em novembro não incomodem mais.

Não há com o que se preocupar com estes besouros. O inconveniente de eles entrarem nas residências pode ser resolvido com o fechamento das janelas durante à noite ou então, com a colocação de telas mosquiteiro nas janelas. Não deixar luzes externas acesas, como em garagens, varandas e pátios também ajuda.


Fonte: Ocnet