• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Muito apreciado por toda a América Latina, o doce de leite tem origem incerta. O Brasil também tem regiões de produção leiteira que exaltam sua produção do doce, como o estado de Minas Gerais e a cidade pernambucana de Afrânio, onde o alimento também foi recentemente oficializado como patrimônio local.

Na Argentina, a iguaria é considerada "patrimônio cultural alimentar e gastronômico", e um centro de promoção do produto definiu o dia 11 de outubro como "Dia Mundial do Doce de Leite" - ou, internacionalmente, "World Dulce de Leche Day".

O historiador argentino Daniel Balmaceda, autor do livro "A comida na história argentina", contou à uma reportagem da BBC que existe em seu país a lenda de que o doce de leite foi inventado em 1829, quando a cozinheira do então governador da Província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas, esqueceu leite com açúcar no fogo, bem na época em que seu patrão assinava o Pacto de Cañuelas com o opositor Juan Lavalle, pondo fim à guerra civil na nação vizinha.

Mas isso seria apenas uma lenda. "Em 1814, já havia cartas pedindo doce de leite de Buenos Aires para Córdoba e, em um banquete em 1817, o general Lavalle e seu exército foram servidos com doce de leite", conta o historiador. Há uma lenda muito parecida na França, atribuindo a invenção do doce de leite ao cozinheiro distraído de Napoleão Bonaparte, em 1804.

Doce de leite em pedaços

Para o historiador Balmaceda, a origem do doce deve ser de muitos séculos antes. "Originalmente o doce de leite era comido e preparado na Indonésia, no sudeste da Ásia, e de lá foi levado para as ilhas Filipinas, por volta do século VI".

Das ilhas filipinas, que em meados do século XVI caíram sob domínio espanhol, o doce de leite chegou à América, especificamente à área de Acapulco, no México, diz o historiador argentino à BBC.

"O primeiro doce de leite era muito branco, e depois de algumas misturas no México, a cor mudou porque foram adicionados ingredientes contendo bicarbonato de sódio, que é o que dá aquela cor marrom escura, como a conhecemos atualmente ", completa.
Alguns países mantiveram a tradição de mantê-lo branco. Mas "a receita original era leite e açúcar mexidos e cozidos até perder o aspecto líquido", completa.

Doce de leite mole

Veja abaixo como o doce de leite é chamado em diferentes países latino-americanos:

Doce de leite: Brasil.
Dulce de Leche: Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Equador e partes de Colômbia e Venezuela.
Cajeta: México
Arequipe: Venezuela, Guatemala e parte da Colômbia.
Cajeta de Manjar de Leche: Nicarágua.
Manjar: Chile e Equador.
Manjar Blanco: Bolívia, Peru e Panamá.
Fanguito: Cuba.


Fonte: G1