• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

O leite de vaca é um alimento que se consome praticamente todos os dias em quase todos os países do mundo. Na maioria das ocasiões é bebido frio ou quente, simples ou acompanhado de outros ingredientes que mudam o seu característico sabor e cor. No entanto, uma grande proporção do leite de vaca é usado para a elaboração de diversos produtos láteos, como o iogurte, queijo, requeijão, creme de leite e manteiga. Também se usa na cozinha para a elaboração de diversos pratos.

Bolo

Bolo
O leite no bolo serve como um amaciante, ou seja, ele é um dos ingredientes principais para deixar o bolo bem fofinho e macio. Porém, curiosamente, o leite não altera muito o sabor da receita e pode ser substituído por sucos naturais ou água. Se você for intolerante à lactose ou simplesmente não tiver leite em casa, está liberado substituí-lo por água. Só fique esperto porque o tempo de forno pode alterar: usar água ou suco deixa o bolo um pouco mais úmido, o que significa que ele pode precisar assar por mais tempo para chegar ao ponto.

Doce de leite

Doce de leite
O doce de leite é um doce à base de leite e açúcar e tradicional em vários países da América Latina. Geralmente é feito ao se ferver leite com açúcar ou cozinhando leite condensado, sendo usado em balas e outras comidas doces, como bolos, biscoitos ou sorvete e em alguns lugares, é apreciado com torradas ou utilizado como recheio de churros.

Queijo

Queijo
Queijo é um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. O queijo é produzido pela coagulação do leite. Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo. Diferentes estilos e sabores de queijo são o resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou com o acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando determinadas espécies de bactérias e bolores, e variando o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação.

Arroz doce

Arroz doce
De origem asiática, onde existem diversas versões de arrozes cozidos com leite de vaca ou de coco, como na Tailândia e na Índia, o arroz doce chegou ao Brasil ainda durante a colonização, já que também é uma sobremesa bastante consumida em Portugal. Por aqui, acabou virando um doce típico das festas juninas e ganhou várias versões, muitas delas com a adição do leite condensado à receita. Prático de fazer, pode ser consumido ainda quente, à temperatura ambiente ou geladinho.

Manteiga: É feita ao se bater o creme obtido previamente do desnatamento do leite. Este é uma camada densa, opaca e de cor amarela, formada naturalmente na superfície do leite deixado em repouso (nata).

Creme de leite: Leite concentrado, ou seja: leite integral do qual reduziu-se o teor de umidade (soro lácteo) por um processo de separação mecânica. O creme resultante pode ser ainda mais encorpado quando batido em liquidificador, operação que agrega ar na massa do produto.

Requeijão: é um tipo de queijo fundido cremoso, feito a partir da pasteurização do leite.

Manteiga

Manteiga

Requeijão

Requeijão

Creme de leite

Creme de leite


Fontes: https://www.tudoreceitas.com/receitas-de-leite-1510/
https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/qual-e-a-funcao-do-leite-no-bolo/
https://pt.wikipedia.org/
https://veja.abril.com.br/receitas/arroz-doce/
https://www.cpt.com.br/
https://www.ecodeauditoria.com.br/manteiga-nata-e-creme-de-leite-possuem-diferenca-na-tributacao/