• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

No Brasil, o Dia do Agrônomo é celebrado em 12 de outubro - por se tratar do dia da regulamentação da profissão (decreto 23.196 de 1933). Já o Dia Mundial do Agrônomo é celebrado em 13 de setembro, para homenagear a todos os profissionais da agronomia e agropecuária – independentemente da área de atuação.

O engenheiro agrônomo atua em uma área que permite múltiplas funções – desde a preparação de solo para cultivo até as atividades ligadas ao meio ambiente e ao agronegócio. Tanto se pode falar desse profissional capaz de atuar em diversas áreas da produção agropecuária, que tem papel fundamental na regulação do processo produtivo no meio rural, bem como na conservação do meio ambiente e principalmente na produção de alimentos.  

Graças aos agrônomos, temos a alta produtividade das lavouras e da pecuária. Com a aplicação de técnicas avançadas, eles aprimoram e potencializam todas as atividades realizadas no campo. Enfim, são profissionais de grande valor, que colaboram com o aquecimento da economia do nosso país e o crescimento dos produtores rurais.

Essa ampla habilitação faz com que os profissionais da Agronomia se tornem capazes de lidar com todo o complexo produtivo agrícola, sendo capaz de atuar desde propriedades rurais de todo porte, empresas também de todo o porte, ou áreas públicas de atuação como órgãos de fomento à produção agrícola e rural até órgãos regulatórios e de fiscalização, ou seja há um leque grande de atuação para os engenheiros agrônomos.

Agronomo2
Agronomo3
Agronomo4


Fontes: http://folhaagricola.com.br/artigo/a-profissao-de-engenheiro-agronomo-1
https://www.cpt.com.br/noticias/13-de-setembro-dia-mundial-do-agronomo