• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Existem várias raças de gado de corte que são predominantes pelo Brasil, porém as que mais se adaptaram são a Nelore, Angus, Brahman, Brangus, Tabapuã, Senepol e Hereford. O Brasil tem o maior rebanho de bovinos de corte do mundo, desta forma a pecuária de corte é uma das principais atividades econômicas.

Alguns fatores que proporcionam o crescimento de pecuária de corte no país são as diversidades de raças de gado de corte e o desenvolvimento genético que seleciona animais com desempenho genético superiores. Tais ações tornam o Brasil como um país competitivo no mercado de produção de carne.

Nelore

Nelore
Com origem indiana, o nelore é a raça de bovinos de corte mais predominante no Brasil, responsável por 80% do rebanho nacional. Muito procurada pelos produtores de carne, o nelore, apresenta excelente adaptação às regiões mais quentes do país além de resistência a restrições alimentares.

Angus

Angus
Uma das raças mais famosas do país, o Angus tem origem europeia. Produz carnes com excelentes características de maciez e sabor. As principais vantagens para a criação da raça é a alta fertilidade e precocidade, pois os animais atingem a puberdade e o estado de abate mais cedo.

Senepol

Senepol
De origem africana, possui um crescimento rápido, resultando em um ciclo de engorda bastante curto, favorecendo a pecuária de corte. Apresentam como características alta capacidade de transformar o pasto em carne, deixando o animal pronto pro abate mais rapidamente, isto é, possui maturação de peso e carcaça frigorífica com idades ainda mais precoces.

Tabapuã

Tabapuã
Considerado como “zebu brasileiro”, o Tabapuã surgiu ao cruzar zebuínos, Nelore, Gir e Guzerá. Apesar de ser uma raça nacional, é criada também em outros países da América do Sul. Entre as principais características da raça estão à docilidade e fácil fertilização. Ainda, se forem criados no pasto ou em confinamentos, esses bovinos de corte têm bom ganho de peso.

Brahman

Brahman
De origem dos Estados Unidos, o Brahman, é o resultado do cruzamento entre as principais raças zebuínas. É de fácil adaptação ao Brasil e é uma excelente raça para cruzamento industrial.

Brangus

Brangus
A raça surgiu do cruzamento entre do Brahman e Angus. Suas principais características são a habilidade materna, precocidade sexual, excelente marmorização e fácil adaptação. O Brangus é muito utilizado nos confinamentos devido ao seu elevado ganho de peso.

Hereford

Hereford
Raça de origem da Inglaterra, mais abundante em diversas regiões do mundo. Tem como características básicas a fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, longevidade e adaptabilidade, essas qualidades afirmam que essa raça continuará a ter um papel de destaque na indústria de carne bovina.


Fonte: Revista Agropecuária