• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

O cavalo é um dos animais mais versáteis para o ser humano, podendo ser utilizado tanto para o trabalho do dia-a-dia de fazendas como para atividades de lazer. Seja para ajudar a conduzir os rebanhos ou para montaria esses belos espécimes são verdadeiros parceiros do homem.

Ao longo dos anos diferentes raças de cavalos foram se consolidando em nosso território. A seguir você poderá conhecer melhor as principais raças de cavalos encontradas no Brasil e as suas características mais marcantes.

Quarto de Milha

Quarto de Milha
Um dos melhores cavalos em competições equestres por sua velocidade e grande inteligência. Com temperamento dócil é um animal fácil de adestrar que oferece rapidez e robustez. Um bom aliado para quem está em busca de um animal que seja bem direcionado ao trabalho em fazendas. Pode se tornar um instrumento tanto de força como de transporte.

Mangalarga

Mangalarga
O Mangalarga é um cavalo visto desde sempre como um animal bem cotado para atividades da lida de fazenda por ser forte e ter temperamento dócil. Pode se dar bem tanto lida com gado como para praticar esportes. Suas características que mais se destacam são bom andamento, membros fortes e tendões bastante nítidos. Um bom cavalo para sela.

Manga Larga Marchador

Mangalarga Marchador
Um dos cavalos mais fortes que estão presentes no Brasil tem boa resistência a parasitas e diferentes enfermidades. Como seu nome indica é um animal que possui a capacidade de percorrer longas distâncias sem se cansar. Possui boa adaptação a diferentes tipos de clima e terrenos. Não necessita de uma alimentação específica de maneira que se dá bem em estábulos e campos abertos. Uma raça de cavalos com boa força, agilidade, vigor e força. Pode ser empregado tanto para a realização de tarefas de lida como para lazer.

Nordestino

Nordestino
Sendo um animal de músculos fortes e cascos duros se mostra uma boa opção para a lida em fazendas. Trata-se de um cavalo de porte médio e estilo rústico que pode percorrer até 70 km por dia. O cavalo da raça Nordestino tem facilidade para se adaptar ao meio em que vive assim como as características da sua criação.

Crioulo

Crioulo
O Crioulo é um cavalo muito popular em países como Chile, Argentina e Uruguai por resistir bem a temperaturas muito baixas assim como as muito altas. Em nosso país está distribuído por 22 estados com destaque para o Rio Grande do Sul. Um animal que possui grande força, resistência e saúde. Tem aptidão para tarefas da lida, competições equestres e para montaria. Muito dedicado esse cavalo é capaz de percorrer grandes distâncias.

Andaluz

Andaluz
A origem desse cavalo é a Península Ibérica sendo que quando é criado em Portugal é chamado de Puro Sangue Lusitano e quando criado na Espanha recebe a alcunha de Pura Raça Espanhola. Esse é somente o cavalo de sela mais antigo do Ocidente e que se consolidou bem no Brasil como animal de montaria haja vista seu garbo e elegância ao marchar. Possui bom temperamento e beleza diferenciada.

Campolina

Campolina
Essa raça de cavalos teve origem no Brasil e seu nome se deve a uma homenagem ao criador da variedade, Cassiano Antônio da Silva Campolina. Para chegar a esse espécime foi feito o cruzamento de uma égua preta nascida no Brasil com um cavalo Andaluz. Os cavalos Campolina tem força e boa capacidade de trabalho.

Puro Sangue Inglês

Puro Sangue Inglês
Um animal veloz e destemido, características que o tornam um dos melhores para competições de corrida de obstáculos. Conseguem saltar com boa facilidade obstáculos com média distância. Além de ser um cavalo velocista, o Puro Sangue Inglês, se mostra um animal adequado para passeio.

Árabe

Árabe
O ponto mais valorizado nos cavalos da raça Árabe é o fato de conseguirem se recuperar com excelência mesmo após um dia puxado de trabalho. Tanto o trote como o galope desse cavalo são rasteiros, o seu temperamento é bastante vivo. A sua força permite que aguente bem uma jornada longa de trabalho com cuidados mínimos. Um cavalo que tem um temperamento muito vivo.


Fonte: Rodeo West