• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Eles são realmente charmosos, chamativos, coloridos e algumas de suas características são desconhecidas pelos humanos. No artigo a seguir, falaremos sobre algumas curiosidades sobre pássaros em relação à sua plumagem, seu voo, seus cantos e seus ovos. Não perca!

1. O mais antigo viveu há 150 milhões de anos

Seu nome era Archeopteryx e ele era uma espécie de “combinação” entre um dinossauro emplumado e um pássaro moderno. Viveu durante o Período Jurássico Superior ao sul da atual Alemanha, se assemelhando ao Pega-rabuda, porém um pouco maior. O fóssil deste pássaro foi encontrado pouco depois de Darwin lançar “A Origem das Espécies”.

2. Os pássaros não têm dentes (exceto um)

Uma das curiosidades sobre pássaros é que eles não têm dentes na boca. Por isso que possuem um bico capaz de picar ou agarrar suas presas antes de comê-las. A única exceção é a do pintinho (cria da galinha), que conta com um pequeno incisivo que serve para romper a casca do ovo. Poucos dias após o nascimento, ele “cai” sozinho e o pássaro passa a ser como os demais, pelo menos neste aspecto.

3. Ovos grandes, pequenos, resistentes…

Sem dúvida, a forma como a vida das aves começa chama a atenção de nós humanos. Há algumas curiosidades em relação aos ovos que merecem ser indicadas.

Por exemplo, o menor do mundo pertence ao beija-flor e o maior pertence ao avestruz (que, aliás, necessita de 2 horas para que fique cozido). Outras curiosidades são que um Albatroz-real precisa de 79 dias de incubação e a quantidade máxima de gemas encontradas em cada ovo é nove.

Além disso, segundo o grupo ao qual o pássaro pertence, ele pode não precisar da ajuda de seus pais para sobreviver.

No caso de galinhas, gaivotas, avestruzes e patos, eles apenas quebram a casca e estão prontos para começar a vida. Pelo contrário, os pica-paus, corujas e pássaros cantores (entre outros) devem ser alimentados e protegidos por seus progenitores durante alguns dias ou semanas.

4. Asas aqui e ali

Todos os pássaros possuem asas, exceto um: o kiwi. Este pequeno animal que vive na Oceania e é parecido com a fruta também não possui cauda. Avestruzes e pinguins possuem asas, mas não a capacidade de voo.

E por falar em habilidades de voo, o beija-flor sem dúvida leva o primeiro lugar, pois é o único pássaro que pode mover suas asas mais de 4,8 mil vezes por minuto e voar para trás. Por outro lado, pássaros maiores, como o cisne e o ganso, possuem cerca de 25 mil plumas em sua pele. E elas mudam de vez em quando!

5. Questões orgânicas

As curiosidades sobre pássaros também estão relacionadas à sua fisionomia. Por exemplo, além de possuir pulmões, têm também sacos aéreos distribuídos por todo o corpo, que se preenchem segundo suas necessidades.

A temperatura corporal de um pássaro é cerca de 7 ºC maior que a dos humanos. Para diminuir esse valor, o pássaro faz entrar uma grande quantidade de ar no organismo, já que não pode suar. O coração de um pássaro pode bater entre 400 vezes (quando descansa) e 1000 vezes (quando voa) por minuto.

6. Alimentos e emboscadas

Certamente você já viu gaivotas voando perto do mar. Sua alimentação é baseada em peixes, mas não deixam de lado outros alimentos. Por exemplo, quando as baleias chegam perto da costa, as gaivotas aproveitam para arrancar delas pedaços de gordura e carne. Os enormes mamíferos marinhos nem se dão conta.

Por fim, uma espécie que vive nos bosques australianos possui uma técnica muito interessante para conseguir alimento: expande seu grande bico e espera que algum lagarto, rã, inseto ou ave menor caia nesta armadilha mortal.


Fonte: My animals