• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

15 de outubro é o dia do professor. Aproveitando a data, o Museu da Roça faz um questionamento: como eram as escolas de antigamente? Será que eram iguais as de hoje? E os professores? Será que a sua relação com os alunos mudou através do tempo?

A escola tem evoluído e se modificado ao longo dos anos, desde os materiais escolares até o relacionamento professor-aluno. Antigamente só quem estudavam eram os meninos, as meninas aprendiam a ser donas de casa e boas mães, bordando, costurando e as mais afortunadas, tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Só com o passar do tempo a escola se tornou mista, isto é, estudavam tanto meninos quanto meninas.

Os materiais escolares eram totalmente diferentes, eles utilizavam a caneta-tinteiro, o mata-borrão para absorver o excesso de tinta no papel e os livros sem gravuras e as carteiras na sala de aula eram duplas.

Caneta-tinteiro

Caneta-tinteiro

Mata-borrão

Mata-borrão

Carteiras duplas

Carteiras duplas

O professor não permitia conversas durante a aula e para mostrar sua superioridade, a sua mesa ficava em cima de um tablado, e a qualquer falha do aluno, usava-se métodos corretivos, como a palmatória, ajoelhar no milho e etc. Havia grande respeito e temor pelo professor, por isso os alunos geralmente não perguntavam, nem questionavam suas ordens ou ensinamentos.

Ao longo dos anos, escola foi se modificando, e hoje é um lugar de convivência e de produção de conhecimentos. O professor orienta os alunos e incentiva sua participação. As aulas geralmente utiliza-se recursos tecnológicos e uma didática mais moderna.

A inclusão hoje também é uma prática nova nas escolas e que tende a crescer ao longo dos anos, colaborando assim para uma sociedade mais justa e igualitária.


Fonte: http://cqgeohistoria.blogspot.com/2010/07/escola-do-passado-e-do-presente.html