• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

É difícil pensar na nossa vida sem o uso da energia elétrica, não é? Ao nosso redor, quase tudo o que vemos depende de energia: computador, televisão, chuveiro, lâmpadas... Mas como será que era a rotina das pessoas quando ainda não se fazia uso da eletricidade?

Cuidado com a roupa!

Não existiam aparelhos eletrodomésticos, como máquina de lavar roupas. Por isso, as pessoas tinham muito mais trabalho para realizar as tarefas do dia a dia. Tudo era lavado em tanques ou bacias com sabão em barra.

Na hora de passar, era usada uma brasa colocada em um compartimento dentro do ferro. Era preciso ter muita atenção, pois a fuligem da brasa poderia sujar a roupa. Também acontecia de o ferro esquentar muito e queimar o tecido.

Pessoas lavando roupa nas bacias

Pessoas lavando roupa nas bacias

Ferro a brasa

Ferro a brasa

Feito no dia

Sem geladeira, as famílias precisavam comprar frutas, verduras e legumes frescos todos os dias – se o estoque fosse muito grande, a comida acabava estragando.

Outros alimentos eram guardados já cozidos para o consumo. As carnes, por exemplo, ficavam em latões, imersas em banha de porco. Os fogões da época funcionavam à lenha.

A única saída para não tomar banho de água gelada era esquentar o líquido no fogão à lenha. Então, a água era colocada em banheiras, barris ou jarras. Também era comum tomar banho em rios. Mas ainda não existia o hábito de se lavar todos os dias.

Fogão a lenha

Fogão a lenha

Carne em latas imersas em banha

Carne em latas imersas em banha

Tudo escuro

Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam na escuridão. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas por velas, lamparinas ou lampiões. Em noites de lua cheia, o povo passeava nas praças e ruas mais movimentadas.

Lampião

Lampião

Lamparina

Lamparina

Vento? Só o natural!

Antes de o ventilador e o ar-condicionado surgirem, o jeito mais comum de se refrescar era usando leques ou outros objetos para se abanar. Espaços públicos fechados, como teatros, precisavam ter sistemas de ventilação especial – em alguns lugares, eram usados ventiladores manuais.

Leque

Leque

Entretenimento diferente

Também não existia televisão, rádio ou computador. Para se divertir, as famílias mais ricas iam a espetáculos e frequentavam bailes familiares.

As mais pobres se reuniam em casa ou em locais públicos. Toda a população das cidades participava de festas religiosas ou populares. As crianças brincavam com piões, soldadinhos de chumbo e bonecas de pano.

Pião

Pião

Boneca de pano

Boneca de pano

Soldadinhos de chumbo

Soldadinhos de chumbo


Fonte: https://realidadesimulada.com/viagem-no-tempo-como-era-viver-sem-energia-eletrica/