• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

O cavalo, o jumento e o burro podem até contar com semelhanças em suas aparências, mas são de espécies distintas. Eles possuem certo grau de parentesco no mundo animal, além de terem em comum o fato de serem vertebrados, mamíferos e herbívoros. Porém, geneticamente são diferentes.

O cavalo (macho) e a égua (fêmea) são equinos , cuja espécie é Equus caballus. Já os jumentos e jumentas são asininos, cuja espécie é Equus asinus. Os burros e as mulas (bestas) são muares.

Diferenças físicas

Cavalo, burro e jumentoOs cavalos têm pelagem específica dos equinos, pescoço mais alongado e cabeça mais definida. Os asininos (jumentos) são menores, têm pescoço menor, mais grosso, pelagem cinza e uma cruz na linha dorsal.

Fazendo uma comparação entre jumento e burro, os dois são resistentes e considerados animais de carga. Uma das principais diferenças entre eles é o tamanho das orelhas. As dos jumentos são bem maiores. Em relação ao porte, mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua que lhes originou, mas costuma ser mais de 1,5m. A pelagem também é um ponto importante para se destacar. O jumento é mais peludo e tem várias formas de pelagem - acinzentada, branca e preta. Já o pelo da mula/burro é baixo como o do cavalo. O jumento possui também outras denominações populares como asno e jegue.

Cruzamentos

A cria do cruzamento do jumento com a égua se chama burro, caso seja do sexo masculino, e mula (besta), caso seja fêmea. O cruzamento de um cavalo com uma jumenta gera o bardoto. Esses muares são animais híbridos, ou seja, não se reproduzem. Eles são frutos de cruzamento de duas espécies diferentes.

Eles são estéreis porque o Equus caballus possui 64 cromossomos e o Equus asinus, 62, resultado em filhotes com 63 cromossomos. Cromossomos de número ímpar conferem alterações na meiose, dificultando a viabilidade da reprodução.

Cruzamentos


Fontes: https://tribunadoceara.com.br/noticias/ceara/saiba-a-diferenca-entre-jumento-burro-jegue-asno-besta-e-cavalo/