• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Se você é fã do cafezinho, pode servir uma xícara. O café é uma bebida com grande quantidade de antioxidantes e outros nutrientes estimulantes, como a cafeína, por exemplo, que ajuda a prevenir o cansaço e outras doenças, como o câncer e problemas do coração. Veja abaixo várias maneiras diferentes de preparar o tão apreciado café.

Expresso

Expresso
O café expresso é preparado com os mesmos grãos de café tradicional. A única diferença é o modo de preparo: através de água quente sob pressão, o que demanda uma máquina específica de preparo. Prepare o café expresso com 7 ou 9 g de pó de café com água quente a 90ºC.

Americano

Americano
O café americano é um tipo de café mais fraco que leva uma quantidade de água misturada ao café. É basicamente um expresso, só que com mais água. Use a mesma quantidade de pó de café moído dos grãos utilizada para fazer o expresso, de 7 a 9 g. Com 20 g de pó, é possível fazer um americano duplo. Ferva água em um bule e despeje a quantidade que você deseja em uma xícara. Em seguida, despeje o café expresso na xícara. Depois, é só servir. Cuidado: despejar o café expresso na xícara antes da água fervente pode alterar a cremosidade da bebida.

Latte Macchiato

Latte Macchiato
É basicamente um café expresso com uma camada de espuma de leite. Se você não tiver uma máquina específica para criar a espuma do leite, é possível utilizar chantilly já pronto, mas você também pode adicionar 1/4 de leite integral a um recipiente de vidro com tampa e agite bem até formar a espuma. Leve ao micro-ondas em seguida por 30 segundos. Adicione, então, o leite à xícara de café expresso para criar o latte macchiato.

Doble (ou expresso duplo)

Doble (ou expresso duplo)
O nome já diz tudo, não é? Se você gosta do expresso, adicione outra xícara para criar o expresso duplo, ou doble, que geralmente chega a 250 ml de café.

Café com leite

Café com leite
Este é um velho conhecido dos brasileiros. Você deve ter crescido tomando café com leite todos os dias, não é? Basta adicionar uma quantidade de leite e café na mesma medida para criar essa bebida muito tradicional por aqui.

Cortado

Café cortado
Mas é possível variar as quantidades de leite ou café para criar outros tipos a partir do café com leite. O café cortado, por exemplo, é basicamente uma quantidade 1/2 maior de café misturada a uma quantidade menor de leite.

Café Lágrima

Café lágrima
Já o café lágrima é o oposto do cortado: a quantidade de leite é maior que a de café. Meça dois dedos de café expresso em uma xícara de 300 ml e preencha o restante com leite quente. Também pode ser servido com espuma.

Café Caribenho

Café Caribenho
O café caribenho pode ser considerado um drink, já que leva rum em sua composição. Algumas receitas podem adicionar Martíni também, mas a original leva apenas rum e açúcar. Pegue duas xícaras de café expresso comum e uma dose de rum. Rale uma barra de chocolate e reserve as lascas. Misture o rum com as xícaras de expresso e adicione uma colher (chá) de açúcar ou uma quantidade equivalente de adoçante. Em seguida, se preferir, coloque chantilly por cima e salpique com as lascas de chocolate. Para ficar mais bonito, você pode servir em uma taça de drink ou em uma xícara comum mesmo.

Capuccino

Capuccino
O cacppuccino é o “tradicional italiano”, como muitos o chamam. Misture os seguintes ingredientes em um recipiente fechado:50 g de pó de café solúvel; 250 g de leite em pó; 3 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 colher (chá) de canela em pó; 250 g de açúcar ou adoçante a gosto; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para dar consistência. Você também pode usar o liquidificador para bater os ingredientes. Bata por 30 segundos até obter a mistura e sirva em copos ou xícaras. Adicione chantilly ou espuma de leite para dar mais sabor, se preferir.

Irlandês

Irlandês
O café irlandês é uma bebida alcoólica que leva uísque creme batido em sua composição. Para fazer, use os seguintes ingredientes: 1 xícara de café forte preparado; Uma dose de uísque; 1 colher (chá) de açúcar ou adoçante; 1 colher (sopa) de chantilly. Em um copo, misture o café, o uísque e o açúcar. Adicione em seguida o chantilly por cima e sirva em seguida!

Submarino

Submarino
O submarino é um dos tipos de café mais fáceis de fazer. Tudo de que você vai precisar é: 1 colher (sopa) de pó de café solúvel; 1 xícara de leite quente; 1 tablete médio de chocolate; Espuma de leite ou chantilly. Primeiro comece picando uma parte do tablete de chocolate e reserve em seguida. Coloque a outra parte do tablete dentro de uma xícara ou caneca. Junte o pó de café solúvel ao leite quente e, em seguida, despeje na xícara com o tablete de chocolate. Adicione a espuma de leite ou chantilly e salpique o chocolate picado por cima.

Mocha (ou mocaccino)

Mocha (ou mocaccino)
Essa mistura de café pode ser servida de modo trifásico ou em uma mistura única. Seus ingredientes são: calda de chocolate; leite vaporizado; chantilly; café expresso preparado. Para o café trifásico, despeje o café expresso primeiro em um copo. Em seguida, a calda de chocolate, e o leite vaporizado por cima. Não misture nada, adicione apenas o chantilly por cima e sirva em seguida. Mas também é possível servir como uma mistura homogênea com os mesmos ingredientes, adicionando o chantilly por cima da mesma forma.

Caramelo macchiato

Caramelo macchiato
O caramelo macchiato é uma variação de macchiato quente muito servida em uma das cafeterias mais famosas do mundo, a Starbucks. Para prepará-lo, basta ter os seguintes ingredientes: 130 ml de café expresso preparado; 1 colher (chá) de extrato de baunilha; 2 colheres (sopa) de calda de caramelo; 250 ml de leite integral. Misture bem a calda de caramelo ao café expresso em uma xícara. Acrescente em seguida o extrato de baunilha e misture novamente. Vaporize o leite para conseguir a espuma, e misture na xícara em seguida. Coloque chantilly por cima, se desejar.

Licor de café

Licor de café
Se você gosta da mistura de café com álcool, como em algumas receitas anteriores, essa é para você: o licor de café é uma receita rápida que pode ser feita em poucos minutos, e ainda servir como base para outros tipos de preparação de drinks à base de café. Veja do que você precisa para fazer: 1/2 lata de leite condensado; 50 ml de vodca ou cachaça; 150 g de café em pó solúvel; 5 gotas de essência de baunilha. Bata a cachaça ou a vodca em um liquidificador junto com o pó de café forte. Adicione em seguida o leite condensado e a essência de baunilha e bata novamente até que a mistura fique homogênea. É possível servir a bebida gelada ou em temperatura ambiente.

Amaretto

Amaretto
Mais um drink alcoólico que leva café: o diferencial do Amaretto é o licor do mesmo nome e também licor de café, visto anteriormente. Apenas misture os dois em uma xícara e cubra com chantilly, se preferir.

Quitafrio

Quitafrio
Quer assustar o frio? Então o quitafrio é outra ótima opção. Esse café é preparado com mel e especiarias, além de doses de uísque ou rum. Veja os ingredientes: 1/2 xícara de café forte ou expresso; 1/2 xícara de leite; 1 dose de uísque ou rum; 1 colher (sopa) de mel; 1 canela; 1 noz-moscada. Misture bem o café, o leite, o uísque ou o rim e o mel em uma xícara ou, antes, em um liquidificador, até atingir uma consistência homogênea. Polvilhe em seguida com a canela e a noz-moscada e sirva.

Expresso panna

Expresso panna
O panna é um tipo de café muito simples: ele é um expresso levemente adoçado com creme de leite batido ou chantilly. Para fazer em casa, prepare duas xícaras de café expresso e adicione um dos dois ingredientes acima sobre a bebida. Você também pode salpicar canela sobre o chantilly ou o creme de leite.

Cafe árabe

Café árabe
O café árabe se distingue pelo seu preparo. Ele é obtido através de um pó bem moído e fino de café. Misture 5 colheres (chá) de pó de café (se preferir o comum, certifique-se de que está bem fino) a 5 xícaras de água fria (ou a quantidade que desejar) em um recipiente com cabo, como uma panela, e leve ao fogo baixo. Deixe que a água ferva pela primeira vez, e misture em sentido horário até que ela perca um pouco da temperatura. Em seguida, ponha a panela no fogo novamente. Repita o processo, só que, desta vez, ao retirar a panela quando a bebida voltar a ferver, mexa em sentido anti-horário. Ainda uma terceira vez, quando retirar novamente, mexa em sentido horário. Se preferir, adicione uma colher (sopa) de água fria para assentar o pó e sirva em seguida.

Breve

Breve
O café breve se distingue por levar duas camadas de leite e espuma na mesma quantidade. Para prepará-lo, basta adicionar ao café expresso meia parte de leite e meia parte (igual) de espuma de leite.

Havaiano

Havaiano
Se você gosta de tipos de cafés diferentes, o havaiano é a sua próxima escolha! A principal diferença está no uso de leite de coco em sua composição, e na decoração bem característica. Veja os ingredientes: 1 xícara de café coado; coco queimado ou fresco; 1/2 xícara de leite de coco; 1/2 de leite integral; óleo de coco ou manteiga; açúcar ou adoçante a gosto. Em um recipiente, misture o leite de coco ao café coado e ferva em fogo baixo. Adoce a gosto. No copo em que pretende servir a bebida, passe óleo de coco ou manteiga na borda. Espalhe o coco queimado ou fresco em um recipiente e role a borda do copo para que o coco grude. Adicione a bebida preparada anteriormente e sirva.


Fonte: Seleções