• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Muito mais do que o melhor amigo do homem, desde o início da sua domesticação, o cão também foi usado como auxílio em várias atividades. Os cães de pastoreio, com certeza, fazem parte de um dos grupos de cães mais conhecidos e usados no mundo.

Australian Cattle Dog

Australian Cattle Dog

Essa raça é muito indicada para ajudar na criação de gado, pois foi criada exatamente para esse propósito, sendo um cão extremamente resistente e obediente, ideal para longos períodos de trabalho. Essa raça precisa de exercício físico diário e é muito hiperativo, por isso é ruim para se criar em espaços pequenos.

Border Collie

Border Collie

Conhecido como o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie é o cão de pastoreio mais famoso e eficaz que existe. Surgida na Grã-Bretanha nos século XIX, a raça foi especialmente criada para cuidar de rebanhos, e atingiu uma excelência tão grande que é favorito até hoje. É um cão muito ativo e que necessita de muito exercício, também é muito alerta e obediente, muito fácil de treinar. O maior defeito do Border Collie é não ser muito amigável com estranhos, o que o torna um cão nada indicado para apartamento ou companhia.

Kuvasz

Kuvasz

Cão de grande porte, bonito e de origem húngara, o Kuvasz é um trabalhador solícito e muito fácil de treinar. É um cachorro grande, pode chegar a pesar 55kg, e tem preferência por ambientes frios. É também um cão de guarda por instinto, servindo para cuidar do rebanho além de só guiar.

Old English Sheepdog

Old English Sheepdog

Sua imagem é bem famosa, vários personagens já foram inspirados no Old English Sheepdog. Essa raça é originalmente para pastoreio de ovelhas, mas atualmente vem sendo pouco utilizada para esse propósito. É um cão extremamente dócil e gentil, muito bom com crianças. Quando se trata de cuidar de rebanhos, é um ótimo cão de guarda, muito mais do que se deslocar com as ovelhas.

Pastor Maremano Abruzs

Pastor Maremano Abruzs

Essa raça é pouco conhecida no Brasil, mas é a mais usada como cão pastor na Itália. É uma raça própria para o pastoreio em ambientes frios e montanhas, pois tem pouca tolerância ao calor. É dócil, mas muito independente, o que o torna difícil de treinar. Porém, mesmo com essa teimosia, o pastoreio é seu maior instinto, o que o faz saber como executar seu trabalho sem precisar de treino.

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Um das raças mais famosas do mundo, mas sua fama é feita como cão de guarda ou cão policial. O que nem todo mundo sabe é que a origem do Pastor Alemão é, como diz o seu nome, para pastoreio. É um cão extremamente inteligente e fiel, vai obedecer ao dono e sentir o que ele quer sempre que precisar. É muito fácil de treinar e é extremamente atento e resistente, o que o torna o cão perfeito para longos períodos de trabalho e com rebanhos grandes.

Pastor Belga

Pastor Belga

É uma raça que tem muitas variações físicas, mesmo que a predominância da pelagem seja preta. O Pastor Belga é indicado para se ter em fazendas, pois necessita de espaço para se exercitar independentemente. É seu instinto tanto guiar o rebanho como guarda-lo, aprendendo a fazer desde filhote se conviver com isso. É uma raça dócil, mas precisa de adestramento para não se tornar agressiva com estranhos.

Pastor De Shetland

Pastor De Shetland

Uma das raças mais inteligentes do mundo, o Shetland é um cachorro de pastoreio por excelência. É ativo e habilidoso, com muita facilidade de treinamento. Também é muito sonoro, o que faz com que também seja um ótimo cão de guarda, e não tão bom para ambientes que requerem silêncio, como apartamentos.

Puli

Puli

À primeira vista a aparência do Puli causa muita estranheza, mas seu pelo em forma de corda é ideal para ambientes de banhado ou com lago, pois formam uma barreira protetora tanto no inverno quanto no verão. Mesmo tendo um tamanho médio, o Puli é um excelente cão pastor, já que é muito obediente e ativo, sendo também muito fiel ao seu dono e ao que lhe é solicitado. Atualmente, o Puli vem se distanciando de sua função original e se tornando um cão de companhia, mas leva-lo para pastorear pode ser uma ótima atividade para sair da sua rotina.

Rough Collie

Rough Collie

Como a famosa personagem de TV Lassie mostra, essa raça é apaixonada por ambientes ao ar livre e é muito apegada ao dono. Sua origem ainda é pouco conhecida, mas se sabe que sempre foi usado para o pastoreio de ovelha. É um cão que precisa de exercício, e por ser sensível, o ideal é que os exercícios sejam feitos em conjunto com o dono. Esse companheirismo exagerado o faz um bom cão de guarda em viagens e períodos longos de trabalho.


Fonte: Cachorro Gato