• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A produção do milho vem ganhando destaque tanto no mercado interno como no externo. A produção de milho está bem estabilizada em termos de tecnologia, atendendo pequenas, médias e grandes propriedades em todo o Brasil. A diversidade de produtos gerados pela cultura do milho, como grãos, silagem, milho verde, farináceos, entre outros, tem mostrado a importância dessa gramínea para a nossa alimentação, bem como para a alimentação de diversos rebanhos, além da exportação.

A economia

Nos últimos anos, a agricultura brasileira vem ganhando destaque, principalmente na produção de grãos, como o milho. Embora o PIB não tenha obtido o resultado esperado, o setor da agricultura foi o responsável pelo aumento da demanda de produção do milho, graças ao aumento de sua produtividade, o que gerou o nosso crescimento econômico.

Como podemos notar, há algum tempo, o milho vem se destacando no cenário interno de nossa economia, devido ao aumento do seu consumo pela população. Já no cenário externo, as exportações vêm aumentando em todos os mercados, devido à qualidade de nossa produção e à fabricação de etanol de milho, nos E.U.A, além da procura do produto pelo mercado Chinês, que cresce em ritmo acelerado.

A produção

Atualmente, existe tecnologia para a produção de milho nos quatro cantos do nosso país, com a obtenção de diversos tipos de variedades. Algumas delas adaptam-se a diferentes altitudes (fator muito importante para a cultura), sendo especializadas no produto final: grão, silagem, milho verde, com diversos preços de semente de milho, conforme o nível tecnológico do produtor.

Produtos finais

Grãos

São os principais produtos levados para as indústrias internas, exportados, comercializados "in natura", em pequenas e em grandes cidades, para alimentação de granjas de quintal, de animais domésticos, entre outros. Além disso, os grãos podem gerar diversos produtos como:

  • Farináceos diversos: fubá, farinha de milho, amido de milho, todos utilizados diretamente na alimentação humana;
  • Rações diversas: fornecem alimentação para bovinos, suínos, aves, entre outros, participando indiretamente do processo produtivo na indústria das carnes, ovos, derivados de leite, entre outros;
  • Óleos vegetais diversos: utilizados na alimentação humana, indústrias de cosméticos, entre outros.

Pode ser consumido também como milho verde (cozido ou assado), canjica ou pipoca.

Milho verde

Milho verde

MIlho de pipoca

MIlho de pipoca

Milho de canjica

Milho de canjica

Silagem

É responsável por grande parte da proteína nas dietas do gado bovino de corte e de leite, além de gerar um mercado de venda dos produtos derivados de ambos os gados, mesmo o produtor não sendo pecuarista.

A culinária do milho

Bolo

Bolo de milho
O bolo de milho tem origem indígena, ligada à cultura Tupi Guarani. A tradição é de que se faça esse bolo nos batismos das crianças da tribo, por considerarem ele um alimento sagrado. O nome indígena dele é Mbojape. Atualmente ele está presente na mesa dos brasileiros na hora do café da tarde e a receita possui muitas variações dependendo da região onde é preparado, uns colocam queijo, coco, leite de coco etc.

Crememilho

Creme de milho
É um tipo de alimento cremoso feito da combinação do milho verde, geralmente raspado da espiga, com o creme de leite, manteiga, sal e outros temperos batidos no liquidificador. É originário da culinária nativa americana

Cural

Cural
É um doce de consistência pastosa que tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca. Possui origem africana e é um prato típico das Festas Juninas.

Cuzcuz

Cuzcuz
O cuscuz é feito à base de milho, tendo uma massa salgada e levemente umedecida. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste.

Pamonha

Pamonha
É um dos quitutes produzidos com milho. Muitos utilizam a espiga do milho ralada para a preparação. Existem receitas que também utilizam flocos de milho. De acordo com os ingredientes selecionados a produção da pamonha poderá ser doce ou salgada. A pamonha cozida é uma das mais populares e, muitas vezes, acompanhadas por café ou manteiga.


Fontes: https://www.portalagropecuario.com.br/agricultura/cultura-do-milho-boa-rentabilidade-e-diversidade-na-producao-3
https://blog.rodeowest.com.br/mundo-country/receitas-com-milho/
https://www.receitasdeboloweb.com/bolo-de-milho.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-centro-oeste/pamonha.html