• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A origem da cachaça vem do período colonial durante o ciclo do açúcar. O surgimento da bebida ocorreu, por acaso, quando o caldo de cana para produção de rapaduras fermentou acidentalmente. Ao ser jogado fora, o líquido verde-escuro era aproveitado pelos escravos, que o chamavam de "cagaça" - daí o atual nome cachaça. Eles a armazenavam no engenho para que pudessem consumi-la posteriormente.

Dose de CachaçaCerto dia, sob determinadas condições e mudanças de temperatura, a bebida sofreu fermentação. Durante o processo, ela evaporou e condensou no teto do engenho pingando no chão - daí o nome pinga. Ao bebê-la, os escravos ficavam eufóricos e tinham maior disposição para o trabalho (para alegria dos senhores). Por tais motivos, eles não os proibiram de consumir a precursora do famoso destilado.

Posteriormente, a bebida passou a concorrer diretamente com a bagaceira - bebida produzida pelos portugueses. Como resultado, a Corte proibiu a comercialização da cachaça em todo o território nacional, o que fez com que os produtores ficassem indignados. No dia 13 de setembro de 1661, os proprietários de alambiques e produtores de cana-de-açúcar tomaram o poder no Rio de Janeiro na chamada “Revolta da Cachaça”.

Séculos após, a bebida foi aperfeiçoada e passou a ser destilada, filtrada e fermentada com a adição de fubá. Até hoje, esse componente é utilizado por alguns produtores na produção de cachaça artesanal de alambique. Alambique é uma estrutura que facilita o processo de fabricação, além de melhorar a qualidade do produto final. Inicialmente, ele era feito de barro, mas posteriormente passou a ser de cobre.

A cachaça brasileira é a bebida alcóolica de maior produção mundial - cerca de 1 bilhão de litros por ano. No Brasil, ela é a mais consumida depois da cerveja - acima de 70 milhões de doses diárias, em um mercado crescente", afirma José Benício Paes Chaves, Doutor em Food Science - University of Maryland System, e professor do Curso a Distância CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade, em Livro+DVD e Online, da Área Agroindústria.

Em 2010, em prol da valorização da nossa brasileiríssima cachaça, 13 de setembro foi instituído oficialmente como o Dia Nacional da Cachaça.


Fonte: https://www.cpt.com.br/noticias/13-de-setembro-dia-nacional-da-cachaca