• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data. No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV. Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Benefícios do Chocolate

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:

Alivia o estresse;
Combate a ansiedade;
Ajuda o raciocínio;
Melhora o humor (liberação de serotonina);
Grande fonte de energia;
Combate a hipertensão e depressão.

Curiosidades sobre o chocolate

O cacau se originou no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.
Porém, atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e se faz responsável por cerca de 30% do cacau mundial.
Apesar de existir muitos tipos e nomenclaturas para o cacau, as definições mais conhecidas são Forastero, Criollo e Trinitario. Cerca de 90% das plantações são de cacau Forastero, com o qual é feito a maioria dos chocolates processados. O Criollo representa cerca de 1% e o Trinitario cerca de 9%. Estes últimos são considerados tipos mais finos e são muito apreciados pelos conhecedores de chocolate.
São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500g de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.
O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC, um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Este detalhe é extremamente importante, pois é por isso que ele derrete na na boca.
O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.
O consumo de chocolate amargo faz bem para o coração e ajuda a prevenir o câncer de intestino, entre outros benefícios.
Apesar de fazer bem para os humanos, o chocolate é um veneno para os cães e gatos. O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar. Por isso é importante manter o chocolate longe do alcance dos nossos bichinhos!
A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2 Guerra Mundial. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate.


Fontes:
https://www.amambainoticias.com.br/7-de-julho-dia-mundial-do-chocolate
https://www.daninoce.com.br/gastronomia/pequenos-prazeres/14-curiosidades-sobre-o-chocolate/