• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Se você já teve que escolher uma tábua de corte de plástico, vidro ou madeira pelo menos uma vez na vida, provavelmente já ouviu opiniões diferentes sobre qual é mais conveniente, higiênica ou segura. Ainda quer saber qual?

Incrivelmente simples, mas ao mesmo tempo um item indispensável na cozinha: a tábua de cortar é um item na culinária que desempenha um papel tão importante quanto uma faca ou uma panela.

Plástico

Até recentemente, as tábuas de plástico eram consideradas as mais higiênicas e seguras de usar. Descobriu-se que este não era o caso. Testes foram realizados, como resultado, descobriu-se que muito mais bactérias permanecem em tábuas de plástico usadas do que em tábuas de madeira.

Além disso, uma tábua de plástico que ficou com cortes e arranhões de facas ao longo do tempo não pode ser completamente desinfetada pelos métodos convencionais. Outra desvantagem das tábuas  de plástico é que as menores partículas de plástico acabam em nossos alimentos.

Tábuas de corte de bambu

É o preferido pelos amantes de produtos orgânicos. O bambu é um eco-material. Como a superfície de uma tábua de bambu é mais forte e mais dura do que uma tábua de madeira comum, ela absorve menos umidade e é considerada higiênica.

As desvantagens do bambu incluem sua dureza. Isso significa que as facas ficarão cegas mais rapidamente. Tábuas de bambu são uma boa opção. Sua superfície é adequada quando você precisa cortar algo de forma rápida e muito fina. Mas lembre-se de que você terá que afiar suas facas com mais frequência.

Tábuas de madeira

As tábuas de madeira são baratas e na maioria das vezes são feitas de resíduos de serraria. A árvore tem a propriedade de autocura, e o material bastante macio e flexível do qual as tábuas são feitas fere menos o fio da navalha.

Tábuas de madeira são as melhores para cortar alimentos. Para proteger a superfície da tábua, lubrifique-a regularmente com qualquer óleo vegetal e não a lave na máquina de lavar louça.

As tábuas de corte de madeira devem ser lavadas com água quente e detergente ou sabão. Após a lavagem, o produto deve ser seco. As tábuas de madeira não devem ficar muito tempo na água e encharcadas. Suco de limão ajudará a remover odores e manchas difíceis.

Os produtos de madeira não devem ser colocados em fornos ou microondas.

Pelo menos uma vez por mês, a tábua de madeira deve ser lubrificada com óleo mineral. Ela sela os poros e protege a tábua do ressecamento. O produto não deve ser lubrificado com óleo comestível – girassol ou azeitona.

Tábua de vidro

Uma das opções mais comuns é tábua de corte de vidro. Entre suas principais vantagens:

Aparência estética;
Resistência a odores e mudanças de temperatura;
Fácil manutenção e durabilidade.
As tábuas de corte de vidro apresentam estampas brilhantes e coloridas. Portanto, você pode encontrar um produto para qualquer interior ou cozinha.

Existe uma teoria de que a tábua de vidro pode ser danificada por uma faca e pedaços de vidro cairão na comida, mas isso não é verdade. Na verdade, a superfície sólida da tábua pode suportar a pressão até mesmo da lâmina mais afiada.

Dicas de cuidados

Uma boa tábua de corte pode durar muito tempo se bem cuidada. Como cuidar do produto depende do material de que ela é feita:

O modelo de plástico é talvez o mais conveniente. Após o uso, deve ser lavada com água morna com um detergente.
Não armazene um produto de madeira em um local com alta umidade, caso contrário, ela inchará; já próxima a um fogão – pode rachar. Para evitar a deformação dos utensílios de cozinha feitos com este material, trate-os pelo menos uma vez por mês com óleo mineral especial para madeira.
Com o tempo, a tábua de madeira perde sua aparência original, ficando coberta de pequenos arranhões. Para restaurá-la, o produto pode ser lixado.
Tábuas de corte de qualquer material devem ser armazenadas na vertical ou suspensas.
Utensílios de cozinha destinados a diferentes grupos de alimentos não devem entrar em contato uns com os outros para evitar o risco de infecção e evitar a absorção de odores.


Fonte: www.fazfacil.com.br