• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Gripe

A gripe, também chamada de Influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório. Ela é causada pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ela é caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa bem derrubada e cansada, causando bastante mal-estar.

Entre os sintomas da gripe, podemos citar:

Febre, normalmente acima de 38°C;
Fortes dores de cabeça e no corpo;
Dor de garganta;
Coriza;
Sensação de cansaço.

Os sintomas da gripe costumam ser mais fortes e duradouros. É comum que a pessoa gripada apresente os sintomas por um período de 7 a 10 dias, em média. Além disso, a gripe apresenta maiores chances de causar complicações mais sérias, principalmente relacionadas aos pulmões.

Como ela ataca o pulmão por completo, o risco da gripe é se agravar e causar uma pneumonia, quando não tratada adequadamente. Por fim, contrair a gripe em quadros de saúde delicados é motivo de preocupação, principalmente problemas cardíacos, doenças crônicas no pulmão e asma.

Resfriado

Agora que já sabemos tudo sobre a gripe, chegou a hora de esclarecer o que é um resfriado e a diferença em relação à gripe. Para começar é válido destacar que também se trata de uma infecção respiratória de causa viral. A diferença do resfriado para a gripe é que ele pode ser causado por outros tipos de vírus, como o Rinovírus, mais frequente, e o Parainfluenza.

No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, porém, se apresentam com menor intensidade. Dessa forma, a pessoa resfriada costuma apresentar:

Tosse e desconforto na garganta;
Coriza;
Dores de cabeça;
Dor muscular leve;
Febre baixa em alguns casos.

Além de um quadro menos intenso na maior parte dos casos, a recuperação costuma ser mais rápida, cerca de 4 dias. O resfriado não apresenta epidemias sazonais conhecidas, ocorrendo o ano todo sem apresentar picos.

Diferença entre gripes e resfriados

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual a diferença entre gripes e resfriados vamos facilitar as coisas e resumir quais são elas, confira:

A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto resfriados podem ser causados pelo Rinovírus ou similares;
Uma das diferenças entre gripe e resfriado está no tempo de duração. A gripe costuma durar até 10 dias, enquanto um resfriado não deve passar de 4 dias;
Os sintomas da gripe são febre alta, tosse, coriza, dores intensas no corpo e sensação de cansaço. Os sintomas do resfriado são similares, porém com menor intensidade, raramente ocorre febre;
A gripe afeta o pulmão inteiro, podendo trazer graves complicações, como a pneumonia;
No resfriado, apenas a parte superior do sistema respiratório costuma ser afetada, causando menos complicações. O que pode ocorrer é o desenvolvimento de quadros de bronquite, otite e sinusite.


Fonte: www.benegrip.com.br