• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

O Brasil conta atualmente com 37 santos católicos, incluindo personalidades nascidas no país e missionários que atuaram em território brasileiro. A lista de canonizações reflete uma rica história de devoção, missão social e sacrifício. Vale ressaltar que nem todos nasceram no nosso país, mas todos viveram e morreram aqui.

A primeira personalidade considerada uma santa brasileira foi madre Paulina, nascida na Itália em 1865, mas que dedicou grande parte de sua vida ao Brasil. Canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002, ela atuou em Santa Catarina e São Paulo.

Também era conhecida como Santa Paulina, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição em 1890, com o objetivo de cuidar dos mais pobres e necessitados. 

 Confira a seguir quais são os santos brasileiros:

Protomártires do Brasil

Os "Protomártires do Brasil" referem-se aos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, ao leigo Mateus Moreira e a outros 27 companheiros, que foram brutalmente assassinados em 1645, em Cunhaú e Uruaçu, no Rio Grande do Norte, por defenderem sua fé católica durante as invasões holandesas. Eles são considerados os primeiros mártires católicos do Brasil reconhecidos oficialmente pela Igreja.

No século XVII, o Brasil enfrentou invasões holandesas, e os calvinistas holandeses buscavam impor sua religião, o calvinismo, aos católicos.

Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, juntamente com fiéis leigos, incluindo Mateus Moreira, foram mortos por se recusarem a renunciar à fé católica.

O massacre ocorreu em duas localidades: Cunhaú, onde 62 pessoas foram mortas, e Uruaçu, onde 28 pessoas foram assassinadas.

Os 30 mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, no Vaticano. Posteriormente, foram canonizados pelo Papa Francisco em 15 de outubro de 2017.

José de Anchieta

Embora tenha nascido na Espanha José de Anchieta aportou no Brasil aos 19 anos, onde viveu até os seus 63 anos quando faleceu no ano tive 1597 José foi um padre Jesuíta e um dos fundadores das cidades brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro foi o autor da primeira gramática da língua tupi e um dos primeiros autores da literatura brasileira no dia 24 de em 2014 foi canonizado em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco e que foi realizada na Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma.

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o Frei Galvão

Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, atual cidade de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. A vila estava na região chamada Capitania de São Paulo, hoje, Estado de São Paulo.

Ele foi o Frade Franciscano famoso por seus poderes de cura. Viveu uma vida de humildade e morreu no ano de 1822. Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 11 de maio de 2007 em São Paulo, tornando-se até aquele momento, o primeiro e único santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil.

Santos Mártires das Missões

Foram três padres jesuítas, os espanhóis Alfonso Rodrigues e Ruan de Castilho e o paraguaio Roque Gonzalez de Santa Cruz. Atuaram nas Missões no século XVII e foram responsáveis pelo trabalho de catequese dos índios. Eles foram mortos em 1628 por indígenas em terras que hoje pertencem ao Rio Grande do Sul.

A canonização dos três padres aconteceu em 1988 pelo Papa João Paulo II.

Santa Paulina

Santa Paulina, cujo nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer, foi uma religiosa italiana canonizada pelo Papa João Paulo II em 2002, sendo conhecida como Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Ela nasceu na Itália em 1865 e imigrou para o Brasil ainda criança, estabelecendo-se em Nova Trento, Santa Catarina. Santa Paulina é a primeira santa brasileira e fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ela dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, cuidando de enfermos, órfãos e idosos. Seu santuário em Nova Trento é um importante local de peregrinação.

santuario santa paulina

Santa Dulce dos Pobres

Também era conhecida como Irmã Dulce. Nasceu em Salvador na Bahia ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados, obras essas que ela praticava desde muito cedo. Ficou conhecida como o Anjo Bom da Bahia e viveu até os 77 anos, morrendo em 13 de março de 1992, em Salvador.

Sua canonização ocorreu em 13 de outubro de 2019, no Vaticano, pelo Papa Francisco.

santa dulce dos pobres


Fontes: pocosja.com.br
             educacao.uol.com.br
             www.bbc.com
             www.portaldasmissoes.com.br
             santo.cancaonova.com