• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Nosso país é o maior produtor de laranja do planeta. Tudo que envolve laranja no Brasil tem números hiperbólicos. Somos o maior produtor de diversos tipos de laranja, bem como o maior exportador da fruta e do suco. O Brasil não chega a produzir todos os tipos de laranja, mas a maioria. A oferta é vasta e isso se deve à qualidade do solo brasileiro e de seu clima tropical.

Nosso país é o maior produtor de laranja do planeta. Tudo que envolve laranja no Brasil tem números hiperbólicos. Somos o maior produtor de diversos tipos de laranja, bem como o maior exportador da fruta e do suco. O Brasil não chega a produzir todos os tipos de laranja, mas a maioria. A oferta é vasta e isso se deve à qualidade do solo brasileiro e de seu clima tropical.

Quais são os tipos de laranja?
O Brasil produz a maior parte dos variados tipos de laranja. As espécies, basicamente, se dividem em dois grupos:

Citrus sinensis
Citrus aurantium

O primeiro engloba as laranjas doces e, o segundo, as de tipos azedos. As espécies de laranja mais famosas estão listadas a seguir.

Laranja lima

Uma das espécies mais famosas da fruta é a laranja lima. É uma espécie doce e considerada de baixa acidez. Por isso, é recomendada para crianças e pessoas com problemas estomacais.

Essa fruta com origem no sudeste da Ásia é considerada doce. Ela tem baixa acidez e é uma das espécies mais famosas. Assim como todas as laranjas, é rica em vitamina C. De tamanho médio a grande, tem quantidade considerável de calorias.

A laranja lima é uma fruta muito indicada para mulheres grávidas, bebês e crianças, uma vez que é pouco ácida e rica em nutrientes. O consumo, porém, é útil para todas as idades.

Isso porque a laranja lima possui antioxidantes e ação anti-inflamatória. Seu suco é uma ótima fonte de energia, sendo uma boa escolha para quem quer se hidratar. Dessa forma, essa espécie de laranja é indicada para ser consumida por quem pratica exercícios físicos, seja como suco ou mesmo em forma de fruta.

Outra característica da laranja lima é que ela é atua no combate a coágulos no sangue. Além disso, é eficiente no tratamento de problemas de estômago e para regular o intestino. Ademais, é recomendada ainda para ajudar no equilíbrio do colesterol e no aumento da imunidade.


Laranja vermelha

É também conhecida como laranja-sanguínea ou laranja de sangue. Isso se deve ao seu interior de cor vermelha, que vem do licopeno, também presente no tomate, na goiaba e na melancia.

É o menor tipo de laranja, porém, uma das mais ricas em nutrientes. A cor avermelhada da laranja vermelha vem de um antioxidante chamado licopeno, também presente no tomate e na goiaba.

Essa fruta tem origem na Índia e também é muito comum em países do Mediterrâneo. Itália e Turquia são dois famosos produtores da laranja vermelha. Entretanto, ela é pouco conhecida dos brasileiros.

O licopeno ajuda a combater os radicais livres. Assim, a laranja vermelha é auxiliar contra doenças do coração.

A fruta também é aliada para as pessoas interessadas em perder peso. Isso porque ela ajuda a diminuir o tamanho de células gordurosas.


Laranja pera

Essa espécie é, de longe, a mais importante em termos de cultivo para o Brasil. Aliás, só por aqui. Afinal, o país é um dos únicos do mundo a cultivar a laranja pera em larga escala. Ademais, no vizinho Uruguai, ela é produzida em pequenas propriedades.

Atualmente, cerca de 70% de toda produção de laranjas do Brasil é da espécie pera. E vale lembrar que o país é o maior produtor de laranjas do mundo.

Essa variedade tem tamanho médio, é pouco ácida e considerada doce. Outra característica é que possui poucas sementes. Assim, tudo isso a torna própria para o preparo de sucos, razão pela qual ganhou a preferência dos produtores brasileiros.

Seu uso é destinado para a indústria, para o consumo como fruta e ainda para exportação.

A laranja pera tem em média 30% menos calorias que outras variedades, e também é rica em nutrientes. Além da vitamina C, também tem boas quantidades de vitamina do complexo B e é rica em cálcio, potássio, sódio e fósforo.

Dentre os benefícios que o consumo de laranja pera traz, aliás, está a redução dos níveis de colesterol. Pesquisas mostram que essa espécie também reduza a quantidade de açúcar no sangue. A fruta ainda auxilia o sistema de defesa do corpo.

Laranja da terra

Dentre as espécies de laranja mais conhecidas, a laranja da terra é menos comum para consumo como fruto. Afinal, ela é pequena e, sobretudo, amarga. Ainda assim, é muito recomendada para se fazer conservas e também para uso medicinal.

Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, essa variedade também é rica em fibras e tem boa dose de magnésio. Por isso, traz muitos benefícios ao sistema digestório, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Essa laranja também ajuda a diminuir dores de estômago e auxilia na digestão.

Seu uso é comum para a produção de suplemento para dietas. Isso porque a laranja da terra diminui o apetite.

Assim como outras espécies, a laranja da terra possui flavonoides. Eles ajudam, por exemplo, a limpar o organismo e auxiliam no combate a doenças do coração.

Outra vantagem é que a vitamina C presente na laranja auxilia a absorver ferro, fundamental para pessoas que sofrem de anemia. Além disso, essa espécie é aliada no combate ao estresse e à depressão.

Toranja

Seu tamanho impressiona, sendo uma das maiores entre as laranjas. É também uma das mais ácidas.

Vale destacar, porém, que a toranja não é uma laranja “pura”. Ela é considerada uma espécie híbrida, afinal, é resultado da combinação das sementes da laranja e do pomelo, outra fruta cítrica.

Essa espécie traz muitos benefícios do ponto de vista medicinal. Isso porque ela tem ação estimulante e digestiva.

A toranja é indicada para quem sofre com problemas de falta de apetite e cansaço. Além disso, ajuda no combate à gripe, resfriado e dores de garganta.

Por ser rica em antioxidantes, ela ajuda a manter a pele saudável e melhora a saúde do coração. Também é rica em fibras e potássio.

Ela atua ainda para fortalecer o sistema de defesa do corpo e é uma boa fonte de energia para quem pratica exercícios físicos. A fruta também é uma boa opção para hidratação.

Laranja seleta

Se a variedade pera é a mais comum no Brasil, a laranja seleta é a número um no mundo. Afinal, ela é cultivada para fins comerciais em todas as regiões tropicais e semitropicais do planeta. Até mesmo em zonas de clima temperado, o seu cultivo é visto.

De fato, por se adaptar bem, ser de fácil cultivo e poder ser utilizada para vários fins, a laranja seleta tem ótimo custo benefício.

A fruta tem tamanho médio, geralmente variando entre 6 e 10 centímetros. Seu consumo ocorre tanto como fruta, quanto em forma de suco. Até mesmo a casca costuma ser utilizada, seja em receitas ou ainda para a fabricação de doces.

Além de rica em vitamina C, a laranja seleta também é boa fonte de vitamina A e de potássio.

Outro detalhe importante é que as flores dessa laranjeira produzem mais néctar do que qualquer outra. Assim, elas são utilizadas também para a produção de mel.

Laranja barão

Essa é uma espécie parecida com a laranja pera. Ela, contudo, tem uma diferença enorme, em especial no Brasil: é pouco cultivada. Dessa forma, é difícil de ser encontrada. Seu tamanho também é menor.

A árvore tem porte médio e costuma produzir bem. A fruta, por sua vez, tem como característica o fato de ter a casca fina e lisa. Além disso, a laranja barão tem sabor doce e acidez entre média e elevada.

Devido ao seu sabor, ela é indicada para se fazer sucos e também para produzir doces. Ademais, devido ao fato de ter polpa bem recheada e suculenta, costuma ser bem aceita para pratos de alta gastronomia.

Laranja Bahia

A laranja Bahia é conhecida em partes do Brasil como laranja de umbigo. Isso por causa de sua forma bem característica: ela apresenta um “umbigo” em um dos lados do fruto.

Essa laranja tem tamanho grande, casca com cor bem amarela ou laranja e polpa bastante suculenta. O sabor é ao mesmo tempo ácido e doce. Ela é muito consumida como fruta. Isso se deve, sobretudo, ao fato de os frutos quase não apresentarem sementes e por ser fácil de descascar.

Na culinária, trata-se de uma variedade muito apreciada para se fazer saladas.

As laranjeiras dessa espécie têm porte grande e produzem muito. Em geral, cada árvore rende entre 150 kg e 250 kg de laranja Bahia. Seus frutos costumam aparecer nos meses finais do outono.


Fonte: www.agro20.com.br