• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, a banana-nanica é um ingrediente coringa na cozinha. Ela pode ser utilizada em diversos preparos, tanto doces como salgados. Mas você sabia que essa fruta, além de ser gostosa, também oferece diversos benefícios para a saúde?

A banana-nanica é a espécie de banana mais consumida pelos brasileiros. Nos hortifrútis dos mercados por todo o país é possível encontrar a fruta disponível para compra aos montes. A popularidade da banana-nanica no Brasil se deve ao seu sabor doce e à sua casca fácil de remover, mas também à facilidade de plantar e à fácil adaptação da fruta ao clima tropical.

Por que banana-nanica se ela é grande?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o nome “banana-nanica” é fruto de uma ironia, visto que ela é maior do que os outros tipos de banana, a história por trás do nome é outra. Ele não se refere ao tamanho da fruta, mas ao tamanho da bananeira onde ela nasce. O pé de banana-nanica é uma das menores bananeiras encontradas. Para você ter uma ideia, um pé de banana-nanica pode chegar a no máximo 2,1 metros, enquanto outras espécies podem ter de 3 a 5 metros de altura. Mas apesar de ser pequena em estatura, a bananeira que dá a banana-nanica é uma gigante em produção! Um só cacho pode chegar a pesar 45 quilos e dar até 400 bananas. É tanta produtividade que acho que a gente poderia considerar isso um benefício da banana-nanica.

Qual a diferença da banana-nanica para as outras bananas?

Existem diversas variedades de bananas ao redor do mundo. As mais comercializadas aqui no Brasil são: a banana-nanica, a prata, a maçã, a ouro e a da-terra. O principal nutriente de todas elas é o potássio; todas são riquíssimas nele. Mas a banana-nanica se destaca por ter uma quantidade ainda maior desse nutriente, por ser rica em vitamina C e por ser maior do que as outras espécies de banana.

Quais são os benefícios da banana-nanica?

Benefícios da banana-nanica não faltam, e a gente vai listar alguns deles aqui.

É um alimento supernutritivo: ter a banana-nanica como lanche ou parte das refeições é uma boa forma de conseguir diversas vitaminas e minerais. Isso porque a fruta é rica em vitamina A, vitamina C, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas do complexo B, como as vitaminas B12, B1, B2 e B6.

  Melhora o trânsito intestinal: outro benefício da banana-nanica são as fibras. Elas contribuem para a melhora do trânsito intestinal, facilitando as idas ao banheiro e diminuindo o aparecimento de cólicas intestinais e de prisão de ventre.

 Regula o nível de açúcar no sangue: a banana-nanica é um ótimo alimento para os portadores do diabetes. Isso porque as fibras presentes na fruta ajudam a diminuir a velocidade com que o organismo absorve a glicose, fazendo com que o nível de açúcar no sangue fique controlado.

 Melhora o humor: o triptofano é uma das substâncias que estão mais em abundância na banana-nanica. Esse componente estimula a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir o nível de estresse.

 Fornece energia: estudos mostraram que a banana-nanica é uma ótima fonte de energia para o pré-treino. Comer uma banana 45 minutos antes de se exercitar é uma ótima maneira de conseguir carboidratos para se manter forte durante toda a atividade física.


Fonte: www.qbemqfaz.com.br