• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Engana-se quem pensa que grama é tudo igual. Essencial no paisagismo e na jardinagem, o gramado deve ser resistente, adequado ao clima e, sobretudo, viçoso. Para não errar na escolha, confira abaixo os principais tipos de grama e seus usos mais comuns:

1. Grama-esmeralda (Zoysia japonica)

É o exemplar mais comercializado, do sul ao nordeste do País. Suas folhas médias e estreitas, na cor que o nomeia, enraízam com facilidade, por isso são excelentes para controle de erosão. É sugerida para áreas residenciais. Prefere sol pleno.

2. Grama-amendoim (Arachis repens)

A espécie é ótima para canteiros e áreas de pouca passagem. Sua folhagem tem crescimento rápido e forma um denso colchão verde, que dispensa podas periódicas. Tolera secas e encharcamentos, mas não resiste a geadas e pisoteio. Apresenta pequenas inflorescências amarelas, que se formam na primavera e no verão. Prefere sol pleno ou meia-sombra.

3. Grama-bermudas (Cynodon dactylon)

A excelente resistência ao pisoteio e a ótima capacidade de regeneração tornam esta grama indicada para gramados esportivos. Suas folhas estreitas têm cor verde intensa e crescem rapidamente. Não tolera áreas semi-sombreadas.

4. Grama-santo-agostinho (Stenotaphrum secundatum)

A boa tolerância à salinidade torna esta gramínea ideal para regiões litorâneas de clima quente ou frio. Suas folhas verde-escuras, lisas e sem pêlos, e com as pontas arredondadas, têm largura e comprimento médio. Exige sol pleno ou meia-sombra.

5. Grama-são-carlos (Axonopus sp)

Possui folhas largas e lisas, sem pêlos, de cor verde intensa. Mesmo com crescimento lento, forma gramados densos, por isso é indicada para áreas grandiosas, como casas de campo. Suporta sol e semi-sombra.

6. Grama-preta (Ophiopogon japonicus)

De uso ornamental, é uma boa escolha para criar bordaduras e canteiros. Ao contrário do que parece, não é uma gramínea, mas funciona como uma excelente forração. Não apresenta caule e tem folhas finas e escuras. Tolera o calor, seca prolongada e é ótima para áreas sombreadas.


Fonte: www.revistacasaejardim.globo.com