Sendo a cidade mais povoada do Brasil, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é um verdadeiro ímã para a cultura. A capital paulista é a cidade brasileira com o maior número de museus, com um total de 132. Por sua vez, o estado de São Paulo possui 517.
Ao percorrê-los, você fará um passeio pela história do Brasil, do estado de São Paulo e do mundo. Além de oferecer uma ampla variedade de exposições, esses museus estão instalados em edifícios arquitetonicamente impressionantes e áreas históricas delicadamente preservadas.
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado é, sem dúvida, um dos mais importantes museus de arte do Brasil, que abriga uma extensa coleção de pinturas capaz de encantar todos seus visitantes. Fundado em 1905, trata-se do museu mais antigo da cidade dedicado às artes visuais. Foi projetado no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo e está instalado no antigo edifício da Faculdade de Artes e Ofícios.
Hoje em dia, a Pinacoteca do Estado de São Paulo abriga mais de 11.000 peças de arte brasileira, que vão do século XIX até a atualidade. O acervo deste museu, reúne trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e também abriga obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Museu da Imigração Japonesa
Foi inaugurado em 1978 pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa para a celebração do 70º aniversário da imigração nipônica no Brasil. A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo então príncipe-herdeiro Akihito do Japão e pelo presidente da República Ernesto Geisel.
Além de mostrar como as famílias japonesas vieram para o Brasil, o museu tem como objetivo revelar a história dos imigrantes que chegaram às terras brasileiras em 1895, mostrando as dificuldades que enfrentaram e como estabeleceram seu lugar no país.
Museu da Língua Portuguesa
Situado em uma antiga estação de trem, a Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente em 2006. Este edifício, é percorrido por milhões pessoas consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. Esta instituição museológica, abriga várias áreas cujo objetivo é a valorização e difusão de nosso idioma, assim como mostrar a grande diversidade da língua portuguesa.
Além do mais, este museu se destaca dos outros porque exibe suas exposições utilizando recursos audiovisuais e tecnologia de ponta. No lugar de paredes, vozes e, ao invés de obras, espaços interativos. Uma das partes mais legais do museu é uma sala onde você poderá escutar diferentes sotaques em português, uma língua falada por mais de 260 milhões de pessoas no mundo inteiro.
Museu de Arte de São Paulo
Conhecido pela sigla MASP, o Museu de Arte de São Paulo, é o museu mais visitado do Brasil. Foi fundado em 1947 pelo empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Consagrado como um dos espaços de arte mais importantes da América Latina, este museu é um exemplar da arquitetura brutalista brasileira.
O edifício foi tombado pelas três instâncias de proteção ao patrimônio e é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com um acervo de mais de 10 mil peças, este edifício também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país. Conta com uma exposição de arte em pinturas, esculturas, desenhos e fotos, onde você poderá encontrar peças de famosos artistas europeus como Van Gogh, Renoir, Monet, Picasso, além de muitos outros autores brasileiros.
Além do mais, este museu é conhecido pelos cavaletes de cristal da arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, obras de arte suspensas em suportes transparentes para aproximá-las do público.
Museu Afro Brasil
O edifício está situado no famoso Parque do Ibirapuera, em um pavilhão projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No seu interior, você poderá ver uma coleção de mais de 6.000 obras que vão do século XVIII até a atualidade.
As esculturas, pinturas, gravuras e peças etnológicas representam temas como a religião, o trabalho e, claro, a escravidão sofrida pelos primeiros africanos que foram levados ao Brasil. Um lugar para entender como a sociedade brasileira foi sendo construída com todas essas influências.
Museu Paulista
Mais conhecido como Museu do Ipiranga, é o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Projetado pelo arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, foi inaugurado oficialmente em 1895 e sua arquitetura faz alusão aos palácios renascentistas da Itália.
A exposição pertence à Universidade de São Paulo e, por isso, são muitas as atividades de pesquisa e divulgação que acontecem neste espaço. No início, esse museu abrigava diferentes coleções de botânica, zoologia, etnologia e mineralogia. No entanto, essas peças foram doadas a outras instituições para transformar esse lugar em um espaço especializado em história.
Museu do Futebol
O estádio municipal Paulo Machado de Carvalho, além de servir de palco de diferentes jogos, também abriga o Museu do Futebol. O museu possibilita a compreensão de como o futebol, um esporte da elite inglesa, praticado apenas por brancos, mas que adquiriu novas características e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a cultura do nosso país.
Memorial da Resistência de São Paulo
Resistência, controle e repressão política são os ingredientes que marcam a visita ao Memorial da Resistência de São Paulo. Inaugurado em 2009, trata-se de um espaço criado para refletir sobre os erros do passado e mostrar a importância dos direitos humanos.
Neste museu, você poderá conhecer a história da ditadura militar vivida no Brasil entre 1964 e 1985 e o autoritarismo sofrido também no chamado Estado Novo, que vai de 1937 a 1945.
A visita permite estabelecer as semelhanças e diferenças entre a ditadura de António de Oliveira Salazar em Portugal e, descobrir as consequências para a população dessa parte sombria do passado do país.
Museu da Imagem e do Som
Criado em 1970, o MIS é um dos mais movimentados museus de São Paulo e preserva um acervo de mais de 200 mil itens, como documentação audiovisual de diferentes âmbitos artísticos e da própria tradição oral. O museu exibe os aspectos mais relevantes do cinema, vídeo, música e artes multimídia, e seu ponto forte são as exposições temporárias.
Além das mostras, oferece uma grande variedade de programas culturais para todos os públicos, como dança, música, cinema, fotografia e muito mais.
Museu Catavento
Seu lema é, claro, “aprenda se divertindo”. Um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento da infância e da juventude.
Inaugurado em março de 2009, possui mais de 250 instalações divididas em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Nas diferentes áreas interativas, seus visitantes poderão conhecer várias curiosidades sobre o cosmo, a ciência, a biologia e a própria sociedade brasileira. O destaque deste museu é um experimento que literalmente arrepia os cabelos e ensina como o eletromagnetismo funciona.
Fonte: www.civitatis.com