• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Junto com o verão tropical chega o inseto mais brilhante do mundo. Adultos se espantam e crianças ficam alvoroçadas com o bicho de “olhos brilhantes” e seus 45 millilamberts de bioluminescência.

Mas não é um vagalume e nem pisca como eles. Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo. E é barulhento: provoca fortes estalos dobrando segmentos do corpo.

Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos ou quando cai de alguma altura. O animal também possui uma pequena área brilhante no abdômen.

Parece ser um eficaz comportamento de defesa para confundir seus predadores, incluindo os humanos. Sim, no escuro ele parece mais assustador e maior do que seus 2 a 4 centímetros de comprimento.

Outra malandragem é o aparente torpor que exibe no vídeo acima. Sob ameaça se finge de morto mas quando espremido levemente entre os dedos dá seus estalos convulsivos, além de brilhar mais forte.

Tão logo o “perigo” se afaste, em alguns minutos o inofensivo besourinho luminoso – habitante das matas e florestas nas três Américas – volta a se movimentar.


Fonte: www.materiaincognita.com.br