• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Dos 10 municípios mais populosos no estado, quatro estão localizadas na Grande São Paulo, enquanto cinco estão no interior. Confira a seguir quais são essas cidades, bem como o número de habitantes e algumas características de cada uma. Os dados são do Censo 2022.

Campinas

Campinas

Começamos em Campinas. Essa cidade próspera possui uma população de aproximadamente 1.170.000 habitantes. Reconhecida como um importante pólo tecnológico e educacional do país, Campinas atrai estudantes, pesquisadores e profissionais de várias áreas, com suas universidades renomadas e infraestrutura bem desenvolvida.

Sorocaba

Sorocaba

Continuando nossa jornada, chegamos em Sorocaba, que abriga cerca de 738.000 habitantes. Destaca-se por sua economia industrial diversificada e crescimento urbano planejado, além de ser lar de indústrias automobilística e metalúrgica e oferecer uma rica oferta cultural e de lazer.

São José dos Campos

São José dos Campos

Seguindo a diante, chegamos a São José dos Campos, com aproximadamente 725.000 habitantes. Conhecida por seu papel no desenvolvimento aeroespacial e tecnológico do país, a cidade é sede do famoso Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e possui um ambiente propício para pesquisas e inovações tecnlógicas.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

Na quarta posição está Ribeirão Preto, que possui uma população de cerca de 702.000 habitantes. Essa cidade é uma das principais na região canavieira do país, com uma economia agrícola robusta, destacando-se pela produção de cana-de-açúcar e etanol, além de contar com uma forte infraestrutura de saúde.

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

E finalmente chegamos em São José do Rio Preto, que abriga aproximadamente 475.000 habitantes. Conhecida como pólo regional de serviços, comércio e saúde, essa cidade em constante crescimento, atrai pessoas de municípios vizinhos em busca de atendimento médico e serviços especializados, oferecendo uma qualidade de vida satisfatória, com diversas opções de lazer.