• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Atualmente no Brasil, para o consumidor residencial e comercial existem apenas duas tensões, de 127V e 220V, então o consumidor se pergunta: Mas de onde surgiu esse tal de 110V?

Alguns países possuem esta tensão de 110V e inclusive no Brasil ela já existiu no passado, mas com o passar do tempo as concessionárias entraram em um consenso e a padronizaram em 127V, esta tensão é específica e para chegar neste valor existe um cálculo que é baseado na raiz quadrada da média dos quadrados das tensões instantâneas ao longo de um ciclo total de tensão, para facilitar podemos considerar o 127V como sendo uma média sem levar em conta as variações de sinal na tensão.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.

O 220V é uma associação entre duas fases de 127V, como o sistema de distribuição é trifásicos, ou seja composto por 3 fases de 127V o 220V é um resultado de de 127V vezes 1,73 (este número é a raiz quadrada de 3, este 3 por ser de um sistema trifásico).

Com base nestas informações, caso eu ligue um equipamento discriminado para funcionar em 110V em minhas tomadas com tensão 127V ocorrerá algum problema?

Sim. Muito provavelmente seu equipamento funcionará, mas como ele foi projetado para uma tensão e estará funcionando em uma tensão maior ele irá aquecer, e terá sua vida útil reduzida drasticamente. O aquecimento de aparelhos e circuitos elétricos é extremamente perigoso e pode causar incêndios.

Mesmo que o vendedor me garanta que não haverá nenhum problema ao adquirir o equipamento?

Sim, o vendedor normalmente não é técnico em elétrica, neste caso ele não tem conhecimento para lhe fornecer esta informação. Nunca compre aparelhos e equipamento elétricos que estejam descriminados para 110V, muitas importadoras trazem equipamentos e aparelhos de países onde a tensão das tomadas é 110V e tentam repassar esses produtos para brasileiros, não os adquira, pois você pode ter uma aparelho queimado em pouco tempo.

Essa prática é muito comum na venda de lâmpadas fluorescentes compactas importadas da china, a lâmpada irá funcionar e queimará com pouco tempo de uso pois estará trabalhando em sobre-tensão.

Leia sempre os manuais dos equipamentos elétricos, informe-se sobre sua tensão de trabalho e adquira equipamentos aprovados pelo Inmetro, para que a economia da compra do equipamento não acabe saindo caro.


Fonte: www.mundodaeletrica.com.br