• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Que o brasileiro é um povo criativo ninguém duvida. Mas poucos conhecem as inúmeras invenções brasileiras que fazem sucesso pelo mundo. Veja a seguir 10 dessas invenções que merecem destaque.

1. Feijoada: Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, a feijoada (prato com técnica européia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas. Posteriormente, foi tratada como símbolo do Brasi.

feijoada

2. Avião: em 1906, Alberto Santos Dumont decolou com o 14-Bis em Paris, num voo de aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave a essa distância de forma autônoma, o que fez de Dumont conhecido por toda a Europa, apesar das contestações dos irmãos Wright.

aviao

3. Urna eletrônica: essa invenção brasileira aconteceu em 1989, em Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas somente entrou em uso em 1996, em teste em 57 municípios.

urna

4. Coxinha: Há relatos de que o filho da princesa Isabel e do Conde d’Eu tinha como comida preferida coxa de galinha e, que, certa vez, ao perceber que não tinha, a cozinheira desfiou outras partes do frango e as envolveu em uma massa, criando a coxinha. Há também quem acredite que tudo começou no desenvolvimento industrial paulistano, no século XX.

coxinha

5. Radiografia: Em 1936, o médico brasileiro Manuel de Abreu criou um sistema que permitia fotografar os pulmões, por meio de chapas radiográficas, contribuindo para o diagnóstico de doenças como a tuberculose. A técnica foi batizada como “abreugrafia”.

radiografia

6. Capoeira: A capoeira surgiu no Brasil, no século XVI, como uma forma de resistência dos escravos trazidos da África na época colonial. Em 2008, ela foi registrada como bem cultural pelo IPHAN, e, em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

capoeira

7. Balão: A primeira tentativa de voo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709!

balao

8. Brigadeiro: Em 1946, o Brigadeiro Eduardo Gomes era candidato a presidente. Para arrecadar fundos para a campanha, a doceira Heloisa Nabuco de Oliveira inventou esse doce. O sucesso foi tanto que a receita foi passada para frente e hoje é uma das mais famosas por aqui.

brigadeiro

9. Pão de queijo: Registros apontam que a receita foi criada em Minas Gerais, no século XVIII. Após 1950, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro.

pao de queijo

10. Escorredor de arroz: O escorredor de arroz é também parte das invenções brasileiras. Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich não se destacou apenas na área em que ela se graduou. A cirurgiã dentista inventou e patenteou o escorredor de arroz, na década de 50, junto com seu marido que era engenheiro. A ideia para o projeto veio do fato de que ela não via sentido em usar dois potes, um para lavar o arroz e outro para escorrer, então ela criou o objeto que tornou as vidas de todas as pessoas mais fáceis na cozinha.

escorredor de arroz


 Fonte: blog.abac.org.br